segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Conceito – Ser Humano

Segundo o Wikipédia um conceito é um portador de significado, ou seja, o que define algo ou alguém.

Assim o quê definiria um ser humano? Será o nosso cérebro extraordinário devido ao gene ASPM, sermos um animal de postura ereta (não andamos com as 4 “patas”), quem sabe, por sermos primatas de poucos pêlos, possuirmos mãos com polegares opostos (nisso os koalas são mais “originais”, pois tem 2 polegares em cada mão), temos a capacidade de falar por causa de um osso fora do lugar em relação aos outros primatas. Somos os únicos que usamos roupas, dominamos o fogo (até demais…), as outras espécies não ficam coradas, temos uma infância relativamente longa, e vivemos muito após acabar o período fértil.

  Isso são características exclusivamente nossas, mas isto não nos define. Já que animais possuem estas características. Vamos ver como que a Ciência nos classifica:

 

Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Eutheria
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Suprefamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Gênero: Homo
Espécie: Homo sapiens
Subespécie: Homo sapiens sapiens

Novamente isto não nos distingui, é apenas fruto da nossa diferença.

 

A filosofia difere homem de pessoa, um é uma espécie, a outra é um ser racional. Mas em relação ao ser racional existe níveis de racionalidade e consciência entre outros animais.

Mas um Livro antigo sempre deixou claro para os atentos que a resposta.

   O ser humano caracteríza-se pê-la sua aparência com Deus. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:26-27. Esta é uma honra, apenas nós possuímos esta característica e não há níveis de semelhança…

Nenhum comentário:

Postar um comentário