quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Astronomia por “leigos”

Você já olhou para as estrelas em uma noite clara? Quantas você contou? Embora haja muitas, não existem mais que podem ser contadas hoje, pelo menos a olho nu, que no tempo dos escritores da Bíblia.

Quantas estrelas diz Jeremias que existem? Jer. 33:22

Há muitos séculos, Ptolomeu contou 1.056 estrelas; Tyco Brahe contou 777; Kepler, 1.005. Antes da invenção do telescópio, no século 17, as pessoas acreditavam que o número de estrelas era 5.119. Evidentemente, o telescópio mudou dramaticamente tudo isso. Hoje, especialmente com o telescópio espacial Hubble, o número de estrelas parece além da conta. Calcula-se que existem centenas de bilhões de estrelas, só em nossa galáxia. Os astrônomos calcularam que existem 10 mil bilhões de bilhões de estrelas no Universo. Se alguém pudesse contar dez estrelas por segundo, levaria pelo menos 100 milhões de bilhões de anos para contar esse número. E com o passar do tempo, quem sabe quantas mais serão descobertas?

Que exclamações fez Elifaz sobre as estrelas? Jó 22:12

Muitos dos antigos criam que as estrelas estavam localizadas a diversas distâncias, desde alguns quilômetros até algumas centenas de quilômetros, no máximo. Nos últimos séculos, a ciência mostrou a que distância elas realmente estão. O Sol, nossa estrela mais próxima, está a cerca de 150 milhões de quilômetros. Para chegar a outras, mesmo que viajássemos à velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundos), seriam necessários centenas, milhares e até milhões de anos! Talvez Elifaz não estivesse pensando em astronomia, mas ele fez uma declaração que certamente a ciência provou estar correta.

Apesar de ser bom quando a ciência parece afirmar nossa fé, por que devemos ser cuidadosos em não depender demais da ciência quando se trata de assuntos de fé? Igualmente, por que é importante lembrar-nos de que a ciência ainda é apenas um empreendimento humano? Veja Jr 17:9; 1Co 1:21; 3:19.

Fonte: Lições da Escola Sabatina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário