sexta-feira, 21 de março de 2014

Curiosidades Gerais da Bíblia

Depois de mostrar que nem a ordem ou os nomes dos Livros da Bíblia serem parecidos para judeus e cristãos. E que embora isso aconteça, tudo o que temos no Velho Testamento está na Tanakh (A Lei, os Profetas e os Escritos) e vice-versa. Agora vou mostrar algumas curiosidades e informações que poucas pessoas conhece, alías poucas eu mesmo sabia e tive dificuldade de encontrar.
Sem mais delongas vamos ver o que poucas pessoas sabem sobre a Palavra de Deus:
1 - O nome da coleção é "Bíblia", mas essa palavra não aparece nela! É uma referência a uma cidade fenícia chamada "Biblos", os gregos importavam papiro de lá. O papiro um tipo de papel inventado pelos egípcios, e tem como matéria prima uma planta com o mesmo nome. Por causa disso com o tempo a palavra "biblion" começou a significar "rolo", "livro". Bíblia é o plural de biblion e significa então "livros", "rolos".
2- A Bíblia foi escrita originalmente em 3 idiomas diferentes: hebraico (VT), grego (NT) e algumas porções em aramaico, uma língua parecida ao hebraico. Por isso vão aparecer algumas palavras estrangeiras nos próximos posts. Ela foi escrita em papiro e pergaminho, em 3 continentes diferentes, alguém mais tarde compilou os escritos originais, como aconteceu inicialmente com Salmos e Os Doze (o grupo dos profetas menores), depois alguém compilou todo o canon. Possivelmente a primeira pessoa a juntar todos os Livros sagrados foi Esdras.
3 - É normal dizer que a Bíblia foi "inspirada por Deus", mas o que poucos sabem (eu também não sabia), é que a palavra grega "theopneustos" que originou essa expressão significa "Deus soprou". Essa expressão aparece em 2 Timóteo 3:16. Isso é curioso porque Deus falou e a Terra, e a vida nela contida, surgiram; Deus soprou no nariz de Adão e ele passou a ter vida. Ou seja, a Bíblia é um livro vivo, dinâmico.
4 - O cânone bíblico (a coleção dos 66 Livros) não apresenta seus Livros na ordem que eles foram escritos ou na ordem em que a História acontece. No primeiro caso Jó seria o primeiro Livro e 3 João o último, no segundo caso Ester deveria estar antes de Esdras e Neemias, que são apenas um volume na Tanakh.
5 - Para terminar ela não possuía capítulos e versículos, estes surgiram mais tarde (os capítulos no século XIII e os versos no século XVI) para ajudar na localização e referência aos textos. Este sistema é quase universal, pois é muito prático.
Na próxima falarei sobre o VT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário