sábado, 15 de março de 2014

A Bíblia–Um Começo

Como falei no último post, em dar novos horizontes ao blog, em colocar posts sobre cultura bíblica, resolvi começar com a própria Bíblia.

Que Livro é esse? Para quem não sabe a Bíblia é na verdade uma coleção de 66 Livros. Agora faz sentido a palavra grega “bíblia” significar “livros”. Sem a menor dúvida seu autor é o próprio Deus. Ele usou cerca de 40 pessoas para redigi-la.

Quem conhece um pouco da Bíblia sabe que ela é dividida em duas partes principais: O Antigo e o Novo Testamentos, isso porque um foi escrito antes de Cristo e o outro depois. Foram escritos em um período de cerca de 1500-1600 anos, havendo 400 um lapso de anos entre eles.

Caso você já saiba todas estas coisas, mas sabia que para os judeus o Antigo Testamento não tem esse nome e que seus Livros estão em outra ordem? Alguns Livros possuem outros nomes com outros significados. Cos tenha ficado em choque ao saber isso pode-se acalmar, nós temos tudo o que os judeus tem escrito no AT, e eles também tem tudo o que temos.

O cânon na sua forma ordem original, representei abaixo em um esquema. Todos são os nomes originais, sendo grego ou hebraico, os nomes em itálico dos Livros são os nomes cristãos deles. Mas nas divisões do cânon apresente-se os nomes originais delas com seus respectivos significados em português.

Organograma dos Livros da Bíblia

Infelizmente não será hoje que eu explicarei porque o AT se chama “Tanakh”, entre outros nomes, e o NT se chama “He Kaine Diatheke”.

Este esquema também aparece em formato PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário