quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Beleza, Perfeição e.... Números 2ª Parte

Depois de ver na primeira parte algumas das diversas formas em que o número φ=1,618... se revela, agora é só comparar com a natureza. Comecemos com o DNA, ele possui sulcos desiguais que seguem a seção dourada:

clip_image002

Em uma população de abelhas a quantidade de fêmeas e machos seguem a sequência de Fibonacci, ou seja, dividi-los consegue-se 1,618. Além disso a árvore genealógica delas seguem esse mesmo padrão.

O Náutilos possui uma concha que cresce semelhantemente a uma espiral de Fibonacci:

clip_image003clip_image005

Em uma população de abelhas se dividirmos o número de fêmeas pelo número de machos, possivelmente você já sabe o resultado! A espiral dourada é encontradas em várias flores e pinhas. Os galhos das árvores e algumas folhas em algumas plantas seguem a sequência de Fibonacci também.

Na espécie humana encontra-se essa sequência de várias maneiras:

clip_image007

É possível obter φ quando dividimos a distância do solo até ao umbigo, e daí até a altura da cabeça; também aparece quando divide-se o antebraço mais a mão pela parte superior do braço, traços no rosto possuem 1,618 escondido, etc....

Os galhos também seguem a sequência de Fibonacci, aliás existe um ângulo dourado, que é 137,5º, para otimizar a recepção de luz solar as folhas seguem esse ângulo.

clip_image009clip_image011

Subindo um pouco o nível, o planeta considerado mais bonito também segue a essa regra:

clip_image013

Como último exemplo na natureza gostaria de mostrar que galáxias espirais possuem espirais de Fibonacci, esse nome parece estar sempre ao nosso redor!

clip_image015

Na Bíblia dois famosos objetos também obedecem a essa proporção, a arca da aliança, o altar de sacrifícios e as extremidades da arca de Noé seguem a sequência de Fibonacci.

Desde a antiguidade essa proporção tem sido admirada, seja em construções, música e até mesmo em filmes. Falando nisso, porque você acha que as mulheres gostam de cartões de créditos? É porque cartões de crédito são retângulos dourados. Não é coincidência ver esta mesma razão em todos os lugares, desde a escala microscópica até o macroscópico. Porque não chamar o Criador desse intrigante número pelo nome? Porque não chamá-lo de Deus?

Fonte principal: http://www.goldennumber.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário